Devido aos diversos tipos de demandas existentes atualmente e clientes cada vez mais exigentes, a logística tem oferecido modalidades de entregas diferenciadas que possam atender todas as necessidades, conforme as exigências e normas.
Neste sentido, tem-se a carga de lotação, a qual refere-se ao transporte de mercadorias que utiliza a capacidade total do compartimento de um veículo. Logo, este conceito é amplamente utilizado em operações logísticas e de transporte a fim de otimizar a eficiência e reduzir custos.
Desse modo, para entender melhor este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a carga de lotação e quais são seus principais benefícios. Confira:
O que é e como funciona a carga de lotação?
A operação de carga de lotação, também conhecida como FTL (Full Truck Load) no contexto de transporte rodoviário, refere-se ao uso exclusivo de um veículo de transporte para um único embarque, aproveitando a capacidade total do veículo.
A partir disso, significa que um único cliente ou remetente utiliza todo o espaço disponível no veículo para transportar suas mercadorias diretamente do ponto de origem ao ponto de destino, sem paradas intermediárias para cargas adicionais.
Sendo assim, a carga é transportada diretamente do local de coleta até o destino final, sem transferências intermediárias. Com isso, possivelmente reduz o tempo de trânsito e minimiza o risco de danos ou perdas.
Por isso, é considerado ideal para empresas que precisam transportar grandes quantidades de mercadorias que possam preencher a capacidade total de um caminhão ou contêiner, por exemplo.
Vale frisar que as empresas que atuam com a carga por lotação, geralmente, oferecem uma variedade de opções de veículos, dependendo das necessidades específicas da carga, como caminhões baú, carretas, caminhões refrigerados, entre outros. Isso porque, esse tipo de serviço pode ser uma escolha eficiente e econômica para empresas que precisam transportar grandes volumes de mercadorias.
Principais benefícios da carga de lotação
Em geral, a carga de lotação é uma operação que disponibiliza benefícios consideráveis tanto para empresas como para os clientes. Dessa maneira, entre os principais podemos citar:
Eficiência de Custo
Embora possa parecer que reservar toda a capacidade de um veículo seja mais caro, a carga de lotação pode ser mais econômica em comparação com o envio de várias cargas menores. Isso ocorre porque, os custos fixos de transporte são distribuídos entre um volume maior de mercadorias.
Menor risco de danos ou extravios
Como a carga de lotação consiste em uma única remessa, há menos manuseio das mercadorias durante o transporte. Dado isso, reduz o risco de danos ou extravios, pois as mercadorias permanecem no veículo desde a coleta até a entrega.
Rapidez na entrega
Como não há paradas intermediárias para coletar ou descarregar mercadorias de outros clientes, as remessas não precisam esperar pela consolidação com outras cargas, agilizando o processo. Por esse motivo, isso é crucial para remessas urgentes ou com prazos apertados.
Flexibilidade
O remetente tem maior flexibilidade para personalizar o transporte conforme suas necessidades específicas, como horários de coleta e entrega, rota preferencial, entre outros.
Controle de Rota
Nesse tipo de operação, as empresas têm maior controle sobre a rota e o percurso do transporte. Devido a isso, propicia a otimização da rota visando diminuir os custos de combustível, evitar congestionamentos e garantir a entrega dentro do prazo.
Portanto, essa modalidade de transporte é especialmente utilizada quando uma empresa tem uma grande quantidade de mercadorias para enviar, que complete o veículo em sua totalidade. Sendo este serviço comum em diversos segmentos e um dos mais utilizados e conhecidos no setor logístico.