Blog
Confira nosso conteúdo

Saiba o que é o rastreamento de cargas e quais são suas principais características

O rastreamento de cargas é um processo de monitoramento e acompanhamento do transporte de mercadorias, geralmente com informações em tempo real desde o ponto de origem até o destino final. Assim sendo, este é um método crucial para as operações logísticas e toda a cadeia de suprimentos, uma vez que promove o maior controle, segurança, eficiência e transparência durante o transporte.

Em razão disso, a Rodoflip explica o que é o rastreamento de cargas e quais são as suas principais características. 

O que é o rastreamento de cargas?

O sistema de tecnologia avançada conhecido como rastreamento, refere-se ao processo de monitoramento de mercadorias em tempo real da localização, status e movimentação de mercadorias durante todo o transporte, da origem até o destino. Dessa forma, esta é considerada uma estratégia de suma importância da logística moderna, ainda mais que propicia diversos benefícios como aumento da segurança, maior previsibilidade e confiabilidade das operações.

Neste sentido, normalmente o rastreamento de cargas pode ser feito por meio das  seguintes ferramentas:

GPS (Sistema de Posicionamento Global): Dispositivos instalados no veículo transmitem a localização em tempo real.

RFID (Identificação por Radiofrequência): Etiquetas com chips RFID são escaneadas ao passar por pontos de controle.

Sistemas integrados de gestão logística (TMS/WMS): Softwares que permitem o acompanhamento e gerenciamento de pedidos e entregas.

Portais e aplicativos das transportadoras: A maioria das transportadoras oferecem rastreamento online com número de protocolo ou CPF/CNPJ.

Informações normalmente disponíveis no rastreamento:
  • Localização atual da carga
  • Status da entrega (ex: “em trânsito”, “em rota de entrega”, “entregue”)
  • Horários de saída e chegada
  • Histórico de movimentações
  • Ocorrências (ex: avarias, atrasos, tentativas de entrega)

Principais características do rastreamento de cargas

Localização em tempo real:

Em geral, utiliza tecnologias como GPS, IoT e redes móveis a fim de fornecer a posição exata do veículo ou contêiner que transporta a carga.

Visibilidade da cadeia logística:

A partir do rastreio das cargas, permite-se acompanhar todas as etapas da movimentação, inclusive paradas, horários de chegada e saída, além de eventuais desvios de rota.

Previsibilidade de entrega:

Este é um sistema que ajuda a estimar com maior precisão o tempo de chegada das mercadorias ao destino final (ETA – Estimated Time of Arrival).

Segurança:

O rastreamento  reduz os riscos de extravios, roubos ou perdas, pois qualquer adversidade pode ser facilmente detectada e solucionada rapidamente.

Integração com sistemas:

Geralmente, pode ser integrado a sistemas de gestão empresarial (ERP), transporte (TMS) e armazenagem (WMS), viabilizando uma gestão mais eficiente.

Melhoria na tomada de decisão:

Os dados gerados pelo rastreamento possibilitam análises que auxiliam na otimização de rotas, na diminuição de custos e na melhoria do serviço ao cliente.

Comunicação com clientes:

Empresas podem compartilhar informações de rastreamento com os clientes, aperfeiçoando a transparência e a confiança no serviço.

Portanto, o rastreamento de cargas é uma importante ferramenta estratégica que contribui significativamente em fatores como eficiência, segurança e bem como na qualidade dos processos logísticos.

Compartilhe: